Grécia Antiga

Características da Arte Grega:

- A arte grega dos sécs. V e IV a. C., por ser tão bela e perfeita, serviu de modelo à arte europeia de várias épocas. Dizemos, por isso, que os sécs. V e IV a. C. são um período clássico da arte (período considerado de perfeição e que por isso serve de modelo).

- A arte grega buscava o equilíbrio (do conjunto do edifício), a harmonia (das suas proporções: os edifícios não são excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana) e a delicadeza da decoração: presente no canelado das colunas, no adorno dos capitéis, e no relevo dos frisos e dos frontões.

Arquitectura:

- Os edifícios arquitectónicos construídos pelos Gregos estavam ligados à vida religiosa: teatros (em honra do deus Dionísio), estádios (ex. Olímpia em honra do deus Zeus) e, sobretudo, templos (local onde se prestava culto aos deuses);

- Os templos, apesar de imponentes/majestosos, nunca atingem dimensões esmagadoras. Os templos apresentam dimensões equilibradas. Tratava-se de uma arte à medida do homem. Tinham planta (forma) rectangular e colunas tanto no interior como à sua volta. Assentavam sobre as colunas exteriores as traves do telhado. Os templos obedeciam a duas ordens- a dórica e a jónica – e a uma variante desta, a coríntia:
Ordem Dórica: a mais simples e de aspecto pesado, não tem base, o fuste tem caneluras de aresta viva e termina num capitel com moldura simples. Exemplo: Pártenon (o seu arquitecto foi Ictinos e devem-se a Fidías as esculturas que decoram os frisos).

Ordem jónica: é a mais elegante e leve; tem base; fuste com acabamento arredondado e o capitel desenvolve-se em graciosas volutas. Exemplo: Templo de Erectéion (templo jónico com 6 estátuas de jovens mulheres) e Atena Niké.

Ordem coríntia: a menos utilizada, trata-se de uma variante da ordem jónica, capitel decorado com folhas de acanto. Exemplo: Templo de Zeus, em Atenas.

Escultura:

- As esculturas gregas primitivas eram rígidas Ao longo do século VI a.C., os escultores foram, desenvolvendo a sua arte. As esculturas passam, então, a apresentar as seguintes características: realismo (são tão realistas que parecem ter vida), movimento (através das formas do corpo e das pregas das vestes das figuras femininas, os artistas transmitiam nas suas esculturas a ideia de movimento. As esculturas parecem movimentar-se) e serenidade;

- Deuses, heróis e atletas, bem como cenas do quotidiano constituíram os temas da escultura;

- O mais famosos escultor grego foi Fídias que decorou os frisos do Parténon. Ele procurava encontrar as proporções perfeitas que exprimissem a beleza ideal.
Cerâmica:

- Da pintura grega quase só nos restam os belos desenhos que ornamentam as suas variadas e elegantes peças de cerâmica. Além de cenas mitológicas, a pintura da cerâmica inspira-se no quotidiano. No século VI a.C. as figuras destacavam-se a negro sobre o fundo vermelho dos vasos. Mas, a partir do século V a.C., a pintura das figuras em tons avermelhados ou dourados, sobre um fundo negro, permitiu realçar os pormenores e o brilho do desenho.